Wednesday

o ovo da discórdia

domingo fiz macarrão à carbonara e lembramos de uma história engraçada que aconteceu em Paris. antes, abro um parênteses para dizer que francês ama ovo e não têm problema nenhum em comê-los crus. com o espírito campônes latente, do mesmo jeito que o povo se delicia em tomar o leite de vaca ou cabra tirado na hora, com os ovos não é diferente, hehe. carne moída com ovo (tudo cru, claro!) é um dos pfs mais pedidos nas brasseries. os americanos, que têm paranóia de salmonela, jamais aprovariam isso, mas num país em que os vasos sanitários têm menos salmonela que a maior parte das cozinhas dos restaurantes, eles deveriam é ficar bem quietinhos no cada vez mais pobre cantinho deles.

um dos nossos amigos franceses tem loucura por macarrão à carbonara, é um dos seus pratos preferidos. a primeira vez que ele pediu achamos estranho que o garçon trouxesse a massa e colocasse um ovo ao lado do prato para que o cliente incorporasse ao macarrão. além de estranho achamos nojento e dissemos que aquela não era a receita italiana, cujo ovo é adicionado batido à massa quente para que assim cozinhe em vez de virar uma massaroca gosmenta. o francês riu da nossa cara e disse que sempre comeu daquele jeito e ele estava certo, nas brasseries só se servia o prato desta maneira. uma adaptação local da tradicional receita.

ninguém sabe direito a origem do carbonara, diz que pode ser tanto criação dos carvoeiros dos Montes Apeninos (carbone=carvão), quanto da Carbonária, uma sociedade secreta napolitana do século XIX. a minha especulação preferida é que teria sido mais uma invenção americana (já repararam que eles inventam tudo? de avião à receita de macarrão? é uma gente muito inventiva mesmo!), que durante a libertação de Roma, na 2ª Guerra, algum soldado teve a idéia de variar a ração de ovos e bacon misturando com a pasta e voilà, assim nasceu o macarrão à carbonara!!! eu poderia bem acreditar nesta história estúpida se a minha avó não fosse italiana nascida e criada em Padova de trás dos montes e se a família dela não tivesse um restaurante onde se servia o prato! enfim, os americanos falam o que quer, acredite quem quiser, sempre foi assim.

mas, voltando ao carbonara parisiense, um dia fomos a um restaurante italiano e o nosso amigo pediu o seu prato preferido. servido o macarrão, o francês ficou procurando o ovo na mesa. chamou o garçon e reclamou. italiano que era, o garçon não entendeu a pergunta... o francês disse que queria o ovo para misturar na massa. o garçon gargalhou e disse que o ovo já estava lá, e que se ele quisesse um outro ovo seria cobrado um acréscimo. todos riram, mas o francês só sossegou de esbravejar depois de ter o seu ovinho cru espatifado sobre o spaghetti.

8 comments:

Graciele said...

e dá pra comer, numa boa, na mesma mesa em que alguém está se deleitando com um ovo cru em cima do macarrão?

Lovely69 said...

hahaha, é complicado, mas morar fora é fazer concessões...

Maria B. said...

Esse post me lembrou a vez que fui ao Bar Lagoa aqui no Rio com um amigo e ele pediu o bife tartar me garantindo que era ótimo. O garçom trouxe um prato de carne crua temperada a qual acrescentou um creme e um ovo cru, misturando tudo por uns 10 min na nossa frente. Pensei: ai, vou ter que comer isso! Comi e foi bom, super gostoso mesmo.
Mas, ovo cru no macarrão depois de pronto deve ser uma meleca péssima. Esse acho que não dava conta de experimentar, não. Ui!

P. Girardi said...

olha, sei não, mas o que mais me chamou a atenção foi o garçom dizer que eles cobrariam um extra pelo OVO, hahaha!

Lovely69 said...

exatamente Maria, é o tal do bife tartar, merci por complementar a informação, hehe. realmente é bom, mas entre em contato comigo em particular que eu te conto o que acontece caso vc tenha a má sorte de comer um que não esteja "fresco", como aconteceu comigo :-(

Lovely69 said...

Pezito, chéri, se vc pedir um guardanapo de papel a mais eles te cobrarão acréscimo, imagine um ovo, hehe.

Mario de Toledo Sader said...

Faltou o detalhe do olhar de nojo do garçon quando o Baptiste pediu o tal ovo, achando que era uma brincadeira de mal gosto (o que não deixa de ser verdade), hahahaha.

Lovely69 said...

se fosse minha vó ela se recusaria a trazer o ovo e ainda xingaria o Baptiste, poveretto!