Monday

guarde bem este nome


tem um bairro no Brooklyn, Bed-Stuy para os locais, que não é muito simpático com brancos. um casal de amigos branco-neve quase foi atingido por uma tijolada arremessada de um dos prédios, outro cor de leite foi pego em cheio por bexigas d'água. um brasileiro desavisado, que só porque veio do ABC acha que é malaco, foi morar lá. ele até que é jambo, mas a namorada é oxigenada e levou uma bexigada d'água no primeiro dia que saiu sozinha. histérica ligou pro namorado que foi perguntar pro povo do trabalho se aquilo era normal. a resposta que ele ouviu depois de informar que morava em Bed Stuyvesant: "mas foi só água? agradeça que não era merda!" HAHAHAHAHAHA! mesmo assim ele decidiu ficar, afinal paga U$1,100 num apartamento de 2 quartos, coisa que num bairro, digamos, mais friendly do Brooklyn, não saíria por menos de U$2,000. mas ele enfrenta outros tipos de problemas, por exemplo: nenhum táxi aceita levá-lo pra lá, a não ser que ele pague o dobro e adiantado... ele também perdeu a namorada, hehe, que preferiu voltar para a traquilidade do ABC.

abro um parênteses pra dizer que eu sou uma das pessoas mais perdidas do mundo, tenho a capacidade de pegar a direção errada sempre! como eu já me acostumei com esta particularidade, não me irrito mais, o problema é quando tenho que levar alguém a um lugar que não conheço bem... eu já aviso antes que vamos nos perder, etc e tal.

uma amiga que morava em Los Angeles veio pra Nova York e queria conhecer Williamsburg, o bairro super-hiper-hype do Brooklyn. tem lojas muito legais e é onde a modernidade passa a noite. como não tem uma estação de metrô que chama Williamsburg (hehe), eu não tinha como fugir ao meu destino. olhei o mapa e achei que Bed-Stuy fosse a estação mais próxima. nesta época eu estava aqui há 7 meses e não sabia das histórias que contei logo acima...

saímos da estação, olhamos para um lado e para outro, nenhum sinal de hypismo. seria mais pra lá? no outro quarteirão? na rua de trás? muitas perguntas e um calor mongoliano naquele dia de junho. um negro, de lenço branco amarrado na cabeça, encostado na saída do metrô, era o único que nos observava. perguntou o que estávamos fazendo ali. as patzas respondem que estão procurando umas lojas... o anjo de ébano dá um sorriso gentil e diz que não vamos achar loja alguma, que ali não é lugar pra gente como a gente (ele não disse "brancas" pra não ser acusado de racista, claro!) que é pra irmos pra Williamsburg, que vamos gostar mais de lá. eu olho de novo de um lado pra outro e ele insiste para irmos embora logo!

descemos para a estação e liguei para um amigo pedindo informações:

amigo - onde vc tá?
eu - Bed alguma coisa, um nome estranho...
amigo - BED STUY? VCS TÃO EM BED STUY? VCS PODEM SAIR DAÍ AGORA MESMO?
eu - nossa, que coincidência, um cara acabou de dizer a mesma coisa pra gente! HAHAHAHAHAHAHAHA!

desliguei e disse para a minha amiga que naquele dia o povo estava muito estressado, talvez fosse o calor... depois soube das histórias que o povo do bairro do Mike Tyson (já sei onde e como ele começou a bater) adora tacar coisas estranhas em branquelos.

o negro, certamente local, foi um amor e super simpático. em nenhum momento eu imaginei que estivesse num lugar de risco. se tacassem bexigas d'água na gente eu iria achar que era para comemorar o calor, HAHAHAHAHAHA! é o que eu sempre digo: a ignorância pode ser uma bênção!

p.s.: no ótimo policial "French Connection" (passou na TV ontem o 1 e o 2 em seguida), Gene Hackman interpreta o explosivo detetive de narcóticos, Jimmy "Popeye" Doyle, que trabalha justamente na NYPD de Bed-Stuy. esse foi criado no bairro!

o filme é de 1971 e em 1972 surgiu em Londres a primeira loja de roupas da French Connection, que atualmente tem filiais em vários estados americanos, além da Europa, Japão e Austrália. a cara da marca tende a ser mais moderna do que se encontra na loja, mas costuma ter peças interessantes. os preços são equivalentes aos da Banana Republic, um pouco mais caro que a Gap. a filial mais charmosa de Nova York, são 3 no total, é a do Soho.

French Connection
435 West Broadway

8 comments:

Anonymous said...

Mara, que bom que a sua fase vencendo na vida social terminou e você voltou pra cá Haha e sequinha! ^^

P. Girardi said...

Tipo: eu sou como tu, Mara, perdido na própria cidade.
Nunca enfrentei um bairro amigável como esse, haha, mas várias vezes cruzei por praças que não deveria e uma vez não escapei: fui assaltado. :(
Pior que eu vi eles se aproximando, fiquei com medo, mas resolvi parar e ouvir o que eles tinham para dizer para não ser mal educado, HAHAHA!

Perco o dinheiro, o celular, as calças, tudo! Mas a educação, jamais. (Óbvio que eu não sigo essa máxima depois do assalto, agora eu corro mesmo.)

Detalhe: eu achava que o Brooklyn era um bairro, gente.

Lovely69 said...

Marquito, chérie, vc viu só? minha ascenção e queda durou um ano apenas, morri na praia de Long Island seca como uma solha, snif, snif. ainda bem que eu tenho vcs pra me consolar :D:D:D

Lovely69 said...

Pedrito, Brooklyn é tipo um bairro mesmo de NYC e Bed Stuy seria uma vila do Brooklyn, eu que escrevi errado. vc sai do Brasil e cada lugar é dividido de um jeito, eu fico confusa, me perdoa a sandice? bjs

P. Girardi said...

em parrí é um outro esquema também, né?
mas sem problemas, eu sempre me confundo com as divisões de ny - por isso perguntei, só conheço brooklyn, queens e manhattan mesmo, haha.

Lovely69 said...

em Paris é por número, pior ainda, hehe. agora vai me dizer que não conhece o Bronx? quer se fazer de fino pra cima de moi? pior eu que depois de meio ano morando aqui descobri que New Jersey é um estado, não uma cidade de NY, hehe.

Anonymous said...

Essa história me fez rir muito! Quer dizer, Mara, que se tacassem bexiga de água em vcs, vcs iam saltitar de felicidade pela refrescância oferecida? Seria bem divertido! BED STUY nunca mais seria a mesma depois dessa efeméride!

Lovely69 said...

eu acho que seria a mesma reação se o povo de lá ouvisse aquela delícia de fricote "nega do cabelo duro que não gosta de pentear..." :D:D:D