Tuesday

unidos na selva























tenho visto vários editoriais com muita palmeira, árvores altas, pau d'água e costela de adão; se tem mato é fashion! os lugares são exuberantes, as roupas nem sempre, mas a mesmice de ver este tipo de paisagem ficou meio irritante. eu sei que tudo isso é pra fazer referência às influências africanas que marcaram os desfiles de primavera-verão 09, mas cansou, né? não pela vegetação, que eu adoro, mas pela falta de criatividade de se pensar algo diferente, África é só isso? bom, se acham que Brasil é só bunda e bala perdida, então a África saiu ganhando. a gente reclama, diz que o povo não tem imaginação, mas acontece nas melhores castas de fotógrafos europeus.

as fotos acima são dos editoriais da sueca Camilla Akrans para a New York Times Style e do Juergen Teller para a W, num trabalho que preenche lindamente as grandes páginas da revista. a W até que surpreendeu, afinal ela tem sido basicamente uma revista de anúncios. a "folhinha laranja" da foto é a Devon Aoki, mas tem também a Raquel Zimmermann em poses inacreditáveis, a foto dela equilibrando um galo numa das mãos é dolorosa! ela também foi a estrela da campanha do Marc Jacobs, fotografada pelo mesmo alemão, num clima bucólico.

















o ensaio de Jean-Baptiste Mondino para a New York Times Style seguiu a trilha da roça. Milla Jovovitch sobe-desce-agarra-trepa em árvore. nesta foto ele está usando um inacreditável vestido do Roberto Cavalli que deve estar desacordado até agora se recuperando de algum traumatismo craniano. o estilo pueril do vestido não tem nada a ver com o costumeiro exibicionismo do italiano. ah! o jesus crucificado di costas na palmeira não é o da luz e veio da Urban Outfitters. toda a ambientação do catálogo de primavera-verão foi com vegetação tropicaliente.


os holandeses Inez van Lamsweerde e Vinoodh Matadin, deram um ar tropical-poser para a campanha da Gucci, mais poser que tropical é verdade, mas é Gucci. eu penso que deve ser muito chato fotografar para uma marca dessas porque no geral você está numa camisa de força com pouco espaço para criação. vendo os outros trabalhos da dupla dá a impressão que foi isso mesmo que ocorreu.






por fim, mas certamente não o último, a Vanity Fair apresentou o editorial ilustrado African Queens, usando a mesma temática. eles têm o mérito de ser a Ú-N-I-C-A publicação que escalou modelos negras, ainda que em desenho... (o diretor de moda e estilo da Vanity Fair, Michael Roberts, é negro). adoro isso, o povo se inspira na África e só bota caucasiana, tsk, tsk. eu acho que seria mais interessante vestir as modelos com o tecido dos vestidos, mas tudo bem, pelo menos eles tentaram uma outra abordagem.


se eu soubesse que a moda iria cair nisso teria feito umas comprinhas em Barbès, aposto que a Louis Vuitton fez pesquisa pelo bairro parisiense e depois disse que foi um minucioso e extenso trabalho por tribos africanas... sei, sei...

9 comments:

P. Girardi said...

eu a-m-o gravuras de moda. fotos são legais, ok, mas nas ilustrações tu tem uma liberdade imensa, tudo é possível, pena que eles usem tão pouco atualmente, né?
tem um site que mostra as ilustrações que apareciam nas revistas de moda dos anos 20, principalmente, sempre dou uma olhada. o site: http://www.artophile.com/dynamic/categories/ArtDecoandPochoir.htm

Lovely69 said...

eu tb adoro ilustrações vintage. em NY tem vários camelôs perto do Central Park que vendem estas ilustrações, vc iria enlouquecer!

Anonymous said...

Meu problema com esses editoriais é que eu, dispersiva que sou, esqueço de prestar atenção na roupa e fico olhando a paisagem. Essa 'folia no matagal' tb me cansou, Mara!

Lovely69 said...

estão levando estes editoriais super a sério, uma mulher foi atingida por uma flecha no Bronx! agora só saio na rua com uma panela debaixo do turbante :D:D:D

P. Girardi said...

gente, falando em moda, cês viram quem morreu? o clô. :(

Lovely69 said...

pois é Pedrito, estou arrasada...

Maria B. said...

Pois é, a África não existe! E se existe é um bando de samambaias gigantes permeada por modelos nórdicas. Outros clichês: girafas e leôes, safári, roupas cáqui e verde musgo, bijoux tribais. Concordo, cadê as negonas e os negões, hein?

Lovely69 said...

vc está sabendo que Jesus vai reencarnar daqui uns 50 anos justamente na África? imagina ele de bijoux tribais e bata cáqui? luuuuuuxo&esplendor na Savana!!! daí vc vai ver, só vai dar negão, hehe.

P. Girardi said...

HAHAHA! adoro ler os comentários do bloguito.