Tuesday

little Warsaw in my house

desde terça passada estou fazendo um curso intensivo de polonês. explico: como em Paris, grande parte dos pintores de NY são poloneses e os que estão no nosso apartamento mal falam inglês. o mais velho, uns 50 anos, está aqui há 15 anos, mas me disse que sempre viveu na colônia, que não foi pra escola, então que não dava pra aprender inglês mesmo. onde eles moram? no Brooklyn, of course, num bairro onde só tem poloneses: Greenpoint. dizem que se você passar por lá e não tiver cara de polaco eles fazem muxoxo e te pegam na esquina porque eles se acham os donos do pedaço... e eu que não ia querer encontrar nunca na noite o pintor mais novo porque ele tem 2 metros de altura e 500 tattoos de presidiário russo nos braços, deus me livre! coragem eu não tive pra perguntar O-N-D-E ele fez aqueles desenhinhos...

já na França não é assim... os poloneses só não são considerados piores que os romenos e não botam banca não! os franceses dizem: "polaco é tudo bêbado, ce sont des ivrognes!" pelos franceses deveriam ter fechado as fronteiras pra Polônia, eles estão meio cheios do pobre leste europeu. mas a América é a terra da liberdade (ahah), então todo mundo pode chegar aqui e botar banca, quer dizer, latino não pode! latino não pode nunca nada... no entanto, quando os pintores não entendiam o que eu falava e vice-versa não era o francês, nem o italiano, nem o português que nos tiravam dessa miséria, era o espanhol! até eles entendem espanhol!!!

e os polacos daqui alimentam a colônia só comprando em lojas patrícias: de refrigerante à tinta de parede, tudo marca polonesa! perguntei sobre um desentupidor líquido e eles me indicaram um polônes que eu encontro em qualquer loja em Greenpoint! a carteira deles leva o brasão da terra natal e a mochila as cores da bandeira, mas voltar pra lá ninguém quer! e se integrar muito menos... c'est la vie à NY.

5 comments:

Anonymous said...

Aaaaaaaah, casa nova! Literalmente, né?! :oD

Querida, um 2008 lindo, doce, cheio de encantos, amor e descobertas. Além de dias de sol brilhando dentro de você (e umas chuvas esparsas porque às vezes é bom também).

Beijos com carinho,

Cássia

Anonymous said...

Mas que povo patriótico! Tão patriótico que prefere viver subsidiado por outro país a explorar a pátria-mãe!

Lovely69 said...

é um fenômeno que se repete em todos os países ricos, a integração não existe... e o sentimento de inferioridade dos imigrantes, em grande parte, se traveste de amor incondicional à pátria mãe.

Anonymous said...

Czesc Marusia!
O brasao da polonia e' a galinha branca sob fundo vermelho, uma galinha debaixo das asas doutra galinha. Salve a grande galinha preta mutante do Czar da Russia!!! Que a vida ai seja boa, repleta de amor, saude, trabalho, backups e com menos polacos ao seu redor, ja basta eu aqui aguentando a truculencia de 80 por cento deles... o que salva sao os 20 por cento, que voce so vai conhecer se um dia entrar pra familia!
Besos, comadre!

Lovely69 said...

petit polaco, que supresa, estou em dívida com vc! claro que lembrei muito da sua pessoa nesses dias, mas tive receio de falar que tinha um amigo na terra natal deles, hehe. que a vida seja boa pra todos nós, inclusive pro povo da galinha preta! gros bisous